ENSINO INFANTIL
Estrutura Curricular
Nosso currículo é constituído a partir das cinco premissas elementares para uma educação infantil completa: a transmissão de valores, conceitos, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Nosso Eu
Nossas crenças e valores como indivíduo, comunidade e espécie humana; as relações humanas; a cultura como identidade; meus direitos e responsabilidades.

Nosso Espaço
A História da humanidade, minhas origens, a relação entre o eu e o todo. Minhas perspectivas familiares, regionais e globais.

Nossas Observações
O mundo ao redor. Como funciona, por que não é diferente, o que vemos e não vemos; a natureza e suas leis, a ciência, o natural e o indecifrável.

Nossos registros
A maneira pela qual a humanidade passou a deixar documentos de sua existência, de suas ideias e descobertas; nossa relação com o conhecido e o desconhecido, nossas formas de expressão; o pensamento e a estética do homem e aos olhos do homem.

Nossa organização
Um estudo sobre os sistemas, comunidades e organizações humanas e sua influência no todo.

Nosso planeta
Reflexões sobre recursos naturais, fontes de energia, degradação e regeneração. A nossa casa ontem, hoje, amanhã. A maneira como cuidamos dela, de nós mesmos e das próximas gerações.
O princípio fundamental da nossa educação infantil está, acima de tudo, no respeito à criança como indivíduo.
A Red House fez de cada ambiente um espaço para brincadeiras e para o desenvolvimento, respeitando o tempo de crescimento, a personalidade e o histórico familiar de cada criança.
Nossos professores incentivam a evolução socioemocional de cada grupo por meio de atividades multissensoriais, lúdicas e muito divertidas, estimulando a imaginação, a amizade e a capacidade de absorção dos novos conhecimentos.
Toddlers
A educação infantil da Red House é dividida em cinco níveis:
T1
Para as crianças que já têm 1 ano completo no início das aulas.
Nesta fase de início da comunicação verbal, valorizamos também a escuta e a comunicação não-verbal. Criamos atividades desafiadoras que promovem habilidades motoras em um ambiente onde as crianças se sintam seguras para criar relações sociais e afetivas.
T2
Para alunos de 2 anos.
O T2 estimula o prazer das descobertas e a alegria de estudar. Faz com que as crianças sintam-se felizes e respeitadas, curiosas e investigativas, capazes de compreender as coisas com mais facilidade e de buscar respostas não somente quando solicitadas, mas sempre que o-desejarem.
Nesse programa, o estímulo emocional (que trabalha simultaneamente a união e a interdependência), sensorial (que aprimora a coordenação motora e os sentidos) são trabalhados com intensidade desde o primeiro contato: não somente através do aprendizado de no mínimo 2 idiomas como línguas nativas (o que comprovadamente torna o cérebro mais flexível para outras disciplinas, como matemática, ciências, artes e música) como também pela característica das aulas – sempre bem paramentadas e com jeitinho de brincadeira.
O Toddlers 2 é um programa reconhecido em países americanos, europeus e de língua inglesa. E está em acordo com as regras educacionais previstas pela legislação brasileira.
K3
Para crianças de 3 anos.
Numa fase tão enérgica e repleta de fantasias, o k3 foi criado justamente para que os alunos estabeleçam conexões entre o imaginário, a escola e o mundo real.
Os alunos ganham confiança para se expressar verbalmente. As amizades e laços afetivos ganham maior importância e a curiosidade faz com que queiram explorar tudo a sua volta.
Nesta fase, os alunos desenvolvem muita autonomia: são encorajados a pensar, refletir e cuidar de si mesmo, dos outros e da natureza.
K4
Para crianças de 4 anos.
A Red House incentiva muito que os alunos sejam questionadores, comunicativos, que aceitem e se arrisquem nos bons desafios.
E se até então a aquisição do conhecimento era feita através da percepção e de associações, a partir de agora o cérebro será mais exigido no que se refere ao raciocínio, memória e linguagem.
Eles já conseguem se expressar em português e inglês, aprendendo a diferenciar os momentos em que devem usar cada idioma. É o momento perfeito para dar início ao nosso Programa de Alfabetização na Língua Inglesa – o Phonics.
K5
Para crianças de 5 anos.
Nesta fase surge ainda uma grande curiosidade em relação à língua escrita. Nossos alunos começam a elaborar hipóteses de leitura e escrita em português, ao passo que dão continuidade ao trabalho com o Phonics na língua inglesa.
A evolução do raciocínio matemático é feita através do pensamento lógico e numérico de modo gradativo e construtivo, através de práticas e vivências.
Um programa divertido e coberto de experiências, trazendo a tona novas descobertas, ideias e reflexões a respeito de si mesmo, do grupo e do mundo a sua volta.
Assim como o k1, k2, k3 e k4, o k5 é um programa flexível que mantém sua internacionalidade e é reconhecido nos países americanos, europeus e de língua inglesa. E está em acordo com as regras educacionais previstas pela legislação brasileira.
PENSANDO GLOBALMENTE
Alunos com mentalidade internacional
O objetivo de todos os programas do IB é desenvolver alunos com mentalidade internacional que, reconhecendo-se como humanos e compartilhando sua responsabilidade com o planeta, ajudam a criar um mundo melhor e mais pacífico. Como comunidade do IB, nos empenhamos em ser:
O perfil da comunidade IB representa 10 atributos valorizados pelas Escolas do Mundo do IB. Acreditamos que esses atributos, e outros como tais, possam ajudar as pessoas a se tornarem membros responsáveis das comunidades locais, nacionais e globais.
Nós nutrimos nossa curiosidade, desenvolvendo habilidades para a investigação e pesquisa. Nós sabemos como aprender de forma independente e com os outros. Nós aprendemos com entusiasmo e mantemos nosso amor pela aprendizagem durante toda a vida.
Desenvolvemos e usamos uma compreensão conceitual, explorando o conhecimento através de uma variedade de disciplinas. Estamos engajados em assuntos e ideias que têm importância local e global.
Usamos nossas habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e levar a ações responsáveis diante de problemas complexos. Exercitamos a iniciativa ao tomar decisões raciocinadas e éticas.
Nós nos expressamos de forma confiante e criativa em mais de uma língua e de várias maneiras. Colaboramos de forma eficaz, ouvindo com atenção os pontos de vista das outras pessoas e grupos.
Agimos com integridade e honestidade, tendo um forte sentido de equidade e justiça, respeitando a dignidade e os direitos das pessoas em toda parte. Nos responsabilizamos por nossas ações e suas consequências.
Apreciamos de forma crítica nossa própria cultura e história pessoal, bem como os valores e tradições dos outros. Buscamos e avaliamos uma variedade de pontos da vista e estamos dispostos a crescer através da experiência.
Demonstramos empatia, compaixão e respeito. Temos um compromisso de prestar serviços e agimos para fazer uma diferença positiva na vida dos outros e no mundo à nossa volta.
Abordamos a incerteza com coragem, ponderação e determinação; trabalhamos de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos inventivos e flexíveis diante de desafios e mudanças.
Compreendemos a importância de equilibrar os aspectos diferentes de nossas vidas – o intelectual, o físico e o emocional – para alcançar o bem-estar para nós mesmos e para os outros. Reconhecemos nossa interdependência com as outras pessoas e com o mundo em que vivemos.
Consideramos com atenção o mundo e nossas próprias ideias e experiência. Nós nos esforçamos para compreender nossos pontos fortes e fracos, de forma a auxiliar nosso aprendizado e desenvolvimento pessoal.
O COMEÇO DO ENSINO
IB Primary Years Programme
O PYP é concebido para estudantes de 3 – 12 anos, e oferece uma abordagem abrangente, baseada em inquérito ao ensino e aprendizagem. Esta metodologia fornece um modelo internacionalmente concebido para a aprendizagem e incorpora orientações sobre estilos de aprendizagem do aluno, metodologias de ensino e estratégias de avaliação.
A estrutura curricular do PYP contém cinco elementos: conceitos, conhecimentos, habilidades, atitudes e ações.
Quem nós somos
Uma investigação sobre a natureza do eu; Crenças e valores; Saúde pessoal, física, mental, social e espiritual, relações humanas, incluindo famílias, amigos, comunidades e culturas; direitos e responsabilidades; O que significa ser humano.
Onde estamos no lugar e no tempo
Uma investigação sobre a orientação no local e no tempo; Histórias pessoais; Casas e viagens; As descobertas, as explorações e as migrações da humanidade, a relação entre e a interconexão entre indivíduos e civilizações, a partir de perspectivas locais e globais.
Como nos expressamos
Uma investigação sobre as maneiras pelas quais descobrimos e expressamos ideias, sentimentos, natureza, cultura, crenças e valores; As maneiras pelas quais refletimos, estendemos e desfrutamos nossa criatividade; Nossa apreciação da estética.
Como funciona o mundo
Uma investigação sobre o mundo natural e suas leis, a interação entre o mundo natural (físico e biológico) e as sociedades humanas; Como os seres humanos usam sua compreensão dos princípios científicos; O impacto dos avanços científicos e tecnológicos na sociedade e no ambiente.
Como nos organizamos
Uma investigação sobre a interligação dos sistemas e comunidades humanas; Estrutura e função das organizações; Tomada de decisão social; Econômicas e seu impacto na humanidade e no meio ambiente.
Compartilhando o planeta
Uma investigação sobre direitos e responsabilidades na luta para compartilhar recursos finitos com outras pessoas e com outros seres vivos; Acesso à igualdade de oportunidades; Paz e resolução de conflitos.